"Cronologia"

 
ERA MEDIEVAL - 1
Séc. XII a XV
ESTILO LITERÁRIO
TROVADORISMO
1198 (?) - 1434
1198 (?): Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares dos Taveirós, primeiro documento literário (data presumida).
Destacaram-se:
El-Rei D. Dinis, Martim Codax, João de Guilhade, D. Sancho I, Pêro da Ponte, D. Afonso X,
Martim Soares, Estevão Coelho, Pai Gomes Charinho, Julião Bolseiro.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
 
 
POESIA
Cantiga de Amigo. "Eu-lírico" feminino.
Cantigas de amor. "Eu-lírico" masculino.
Cantiga de escárnio. Sátira subtil, apoiada na ironia.
Cantigas de maldizer. Sátira directa, de entendimento irrecusável.
 
PROSA
Primeira Época Medieval Portuguesa.
Caráter historiográfico, documental e eclesiástico.
Cronicões. Registos sucintos de efemérides.
Hagiografias e os escritos de matéria eclesiástica. Exposições da vida e dos milagres dos santos.
Livros de linhagem ou nobiliários. Registros de nascimentos, casamentos, óbitos, testamentos.
Traduções de Alcobaça. Textos clássicos da biblioteca de Alcobaça, traduzidos para a língua vulgar portuguesa.
  
NOVELAS DE CAVALARIA
Fase pré-literária. Narrativas de características guerreira e heróica sobre os feitos lendários de heróis medievais.
 
 
ERA MEDIEVAL - 2
Séc. XII a XV
ESTILO LITERÁRIO
HUMANISMO ou PRÉ-RENASCENTISMO
1434 - 1527
 
1434: Nomeação de Fernão Lopes como Primeiro Cronista-Mor do Reino.
Destacaram-se: Fernão Lopes, Gomes Eanes Zurara, Rui de Pina,  Duarte de Brito, Diogo Brandão,
João Ruiz de Castelo Branco, Jorge Aguiar, Álvaro de Brito, Luis Anriques, Conde Vimioso, Aires Teles e Gil Vicente.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Cancioneiro Geral
Redondilhos e Medida Velha. Oposição à medida nova.
Mote glosado. O poeta vale-se de um tema desenvolvido ou poetado, na glosa.
Poesia para ler. A poesia separa-se da música; o trovador cede lugar ao poeta.
Temas: lirismo amoroso.
Teatro medieval e popular de Gil Vicente
Visão medieval do mundo renascentista. Crítica ao utilitarismo burguês. Interpretação idealista, ingénua, transcendente.
Emprego de redondilhas.
Prosa
Prosa historiográfica de Fernão Lopes. Estilo simples, elegante e coloquial.
 
 
                  
ERA CLÁSSICA (Séc. XV a XVIII) - 1
ESTILO LITERÁRIO
CLASSICISMO RENASCENTISMO
1527 - 1580
1527: Sá de Miranda traz da Itália a Medida Nova (os decassílabos, o soneto e outras formas clássicas).
Destacaram-se: Bernardim Ribeiro, Cristóvão Falcão, Sá de Miranda, António Ferreira, Damião de Góis,
João de Barros, Fernão Mendes Pinto e Camões.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
HUMANISMO
Exaltação do homem. Conceito do homem integral, senhor do mundo. Exaltação do homem-aventura,
do homem-cortesão e do homem-soldado.
 
RENASCENTISMO
Culto da Antigüidade Greco-Romana. Presença da mitologia, dos deuses pagãos como figuras literárias.
Universalismo. Apego aos valores transcendentais (o Belo, o Bem, a Verdade, a Perfeição).
A mimese aristotélica (arte = imitação da natureza).
Equilíbrio. Harmonia e forma de conteúdo.
Clareza. Mentalidade aberta, intensidade vital, ímpeto progressista, colorido, euforia, ânsia de glória e perenidade.
Imitação. A obediência às formas e gêneros da Antigüidade (epopéia, ode, tragédia, comédia etc)
prevalece sobre a busca da originalidade.
Ideal ético-estético. Idéia de Beleza sempre associada à de Bem.
Verossimilhança. Valorização da natureza e sua imitação artística.
Fusionismo. Camões harmoniza divindades da mitologia pagã com personagens bíblicas.
 
 
ERA CLÁSSICA (Séc. XV a XVIII) - 2
ESTILO LITERÁRIO
BARROCO
(CULTISMO E CONCEPTISMO)
1580 - 1756
1580: Domínio espanhol e morte de Camões.
Destacaram-se:
Francisco Rodrigues Lobo, Sóror Violante do Céu, D. Francisco Manoel de Melo, Matias Aires, Manuel de Souza Coutinho,
Sóror Mariana D'Alcoforado, Pe. Manuel Bernardes, Pe. António Vieira.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Dualismo, bifrontismo. Arte do conflito, do contraste.
Fusionismo. Tentativa de conciliação dos contrários (Claro x Escuro; Deus x Homem; Fé x Razão etc.
Feísmo. Gosto exuberante pelos aspectos cruéis e dolorosos da vida, o belo horrendo, o desengano, o tempus fugit.
Pessimismo. Visão desencantada do homem e do mundo. Morte é preocupação constante.
Religiosidade. Racionalização da fé, busca de argumentos racionais para obter a salvação.
Particularismo. Valorização das coordenadas locais.
Atitude lúdica. Textos parecem pobres de conteúdo, vazios de mensagem.
O artista barroco não diz, sugere por meio de imagens: Ex.: Sangue é "o rubi do corpo".
Cultismo ou Gongorismo. Rebuscamento da forma para a ornamentação estilística, para o preciosismo linguístico,
para a erudição minuciosa.
Conceptismo ou Quevedismo. Jogo de ideias, argumentação subtil visando convencer pelo raciocínio.
 
 
 
ERA CLÁSSICA (Séc. XV a XVIII) - 3
ESTILO LITERÁRIO
 ARCADISMO
PRÉ-ROMANTISMO
1756 - 1825
1756: Fundação da Arcádia Lusitana.
Destacaram-se:
Correia Garção, Filinto Elísio, Antônio Dinis da Cruz e Souza, Marquesa D'Alorna, Nicolau Tolentino de Almeida,
Pe. José Agostinho de Macedo, Bocage.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Inutilia truncat (cortar o inútil). Rejeição radical do estilo e do espírito barrocos.
Fugere urbem ("evitar a cidade", "fugir da civilização"). busca do equilíbrio e da naturalidade, no contato com a natureza.
Aurea mediocritas ("dourada mediania", "meio-termo de ouro"). Exaltação da virtude, da humildade, do comedimento.
Locus amoenus ("lugar ameno", "natureza aprazível"). A natureza como cenário ameno, aprazível.
Convite permanente ao amor a à lascívia. Carpe diem ("aproveite o dia"). Consciência da fugacidade do tempo.
Afectação, fingimento, convencionalismo. Poesia pouco expressiva e insípida.
Objectivismo. Neutralização da individualidade. A paisagem é aberta, clara e tranquila,
 deixando a vida sem surpresas e sem mistérios.
 
ERA MODERNA OU ROMÂNTICA (Séc. XIX) - 1
ESTILO LITERÁRIO
ROMANTISMO
1825 - 1865
1825: Publicação do poema Camões, de Almeida Garrett.
Destacaram-se:
Almeida Garrett, Alexandre Herculano, Antônio Feliciano de Castilho, Camilo Castelo Branco,
Soares Passos, Júlio Dinis, João de Deus.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Oficialmente introduzido em Portugal com o poema Camões, de Almeida Garrett.
Valorização das manifestações individuais, sobretudo no plano da emoção e do confessionalismo,
e pela defesa dos valores da liberdade e das origens
(infância, nacionalidade, tradição, e ainda a natureza humana contra a acção corruptora da sociedade).
Predomínio da emoção, do sentimento sobre a razão e o espírito ordenador dos clássicos.
Idealismo, insatisfação. O conflito entre eu x mundo, ideal x real, leva o romântico ao desejo de evasão,
produzindo a morbidez, a boémia, o tédio. O romântico odeia o aqui  e o agora.
Nacionalismo. Valorização do passado histórico.
Religiosidade. Temas bíblicos e medievais.
Ilogismo. Atitudes antitéticas: alegria / tristeza; euforia / depressão.
Idealização da mulher. Faz dela anjo ou demónio.
Ruptura com a disciplina clássica. Abandono das formas fixas.
Incorporação da linguagem oral. Neologismos, tendência coloquial.
 
ERA MODERNA OU ROMÂNTICA (Séc. XIX) - 2
ESTILO LITERÁRIO
REALISMO - NATURALISMO
1865 - 1890
1865: Questão Coimbrã (ou "Bom Senso" e "Bom Gosto") - Polémica entre românticos e realistas.
Destacaram-se:
Antero de Quental, Guerra Junqueiro, Cesário Verde, Eça de Queirós, Gomes Leal, João Penha, Abel Botelho,
Fialho de Almeida, Ramalho Ortigão, Oliveira Martins e Teófilo Braga.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Realismo
Objectivismo. Busca de explicação lógica para fatos e acções.
Sensorialismo. Impressões sensoriais nítidas e precisas. Narração lenta.
Temas contemporâneos. Crítica social à burguesia a ao clero. Romance social, psicológico e de tese.
Preocupação formal. Clareza, concisão, purismo.
 
Naturalismo
Exacerbação do cientificismo. Visão mecanicista do homem. Zoomorfismo, amoralismo.
Romance experimental de tese (Èmile Zola). Focaliza camadas inferiores da sociedade.
Personagens grosseiras, temas chocantes.
ERA MODERNA OU ROMÂNTICA (Séc. XIX) – 3
ESTILO LITERÁRIO
 
SIMBOLISMO E TRANSIÇÃO
1890 - 1915
 
1890: Publicação de Oaristos, de Eugénio Castro.
Destacaram-se:
Eugénio de Castro, António Nobre, Camilo Pessanha, Teixeira de Pascoais, Afonso Lopes Vieira, Augusto Gil,
Florbela Espanca, Aquino Ribeiro, Raul Brandão, António Patrício e Júlio Dantas.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Busca das esferas inconscientes do "eu" profundo. Linguagem indirecta apoiada na sugestão, na metáfora e no símbolo.
Ilogismo. Poesia pura. Hermetismo, dificuldade e obscuridade dos versos.
Teoria das correspondências (Baudelaire).  Cruzamento de sensações: "ruído áspero", "música doce", "som colorido".
Musicalidade (Verlaine). Rimas aproximativas e onomatopéias. Emprego de termos como
"antífona", "oaristos", "turíbulos", "quiméricos".
Alquimia do verbo (Rimbaud). Vertigem, delírio, alucinação sensorial.
Estética da sugestão (Mallarmé). Ruptura com o discursivo, com o linear.
Espiritualismo, misticismo. Comunhão com os astros, a essência, o mistério.
Maiúsculas alegorizantes. Realce semântico através de substantivo comum no meio do verso iniciado por uma letra maiúscula
e uso de reticências.
MODERNISMO (Séc. XX) - 1
ESTILO LITERÁRIO
1º TEMPO MODERNISTA GERAÇÃO ORPHEU
1915: Publicação da Revista Orpheu, porta-voz do Orfismo.
Destacaram-se:
Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Almada-Negreiros.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Hermetismo. Poesia difícil. Ruptura do encadeamento lógico. Metáforas insólitas, aproximações imprevistas.
Integração poética da civilização material e do cotidiano. "O binômio de Newton é tão belo como  a Vênus de Milo.
O que há é pouca gente para dar por isso."
 
Verso livre. Versos de duas a doze sílabas, com acentos regularmente distribuídos.
Abolição da diferença entre temas poéticos, apoéticos e antipoéticos. Presença do humor.
Poema-piada. Poema-paródia.
 
Enredo e ação perdem a importância.
 
MODERNISMO (Séc. XX) – 2
ESTILO LITERÁRIO
2º TEMPO MODERNISTA GERAÇÃO PRESENÇA
 
1927: Publicação da Revista Presença, porta-voz do Presencismo.
Destacaram-se:
José Régio, Branquinho da Fonseca, João Gaspar Simões, Miguel Torga, Adolfo Casais Monteiro,
Antônio Botto e Vitorino Nemésio.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Presencismo. Consolidação de algumas conquistas modernistas da Geração Orpheu.
 
Psicologismo. Busca do "eu profundo", do individualismo.
MODERNISMO (Séc. XX) - 3
ESTILO LITERÁRIO
3º TEMPO MODERNISTA
NEO-REALISMO
1940: Publicação de Gaibéus, de Alves Redol.
Destacaram-se:
Ferreira de Castro, Alves Redol, Virgílio Ferreira, Fernando Namora, José Rodrigues Miguéis,
Manoel da Fonseca e Carlos de Oliveira.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Denúncia social. Literatura activa, instrumento de conscientização social. 
Reacção contra a alienação da Geração Presença.
Simplificação da expressão artística. Aproximação dom a técnica jornalística e com a linguagem cinematográfica.
Influências norte-americana, francesa e brasileira.
 
* Trabalho de pesquisa - Pinhal Dias
 

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