"BIOGRAFIA"

Manuela Silva Neves

 

Manuela Silva Neves; nasci em Maio de 1946, em Lisboa, mas reivindico naturalidades diversas em Portugal, a genética (Cadaval, Estremadura), a afectiva (Paço de Arcos, Estremadura)
e a adoptiva (Tábua, Beira Alta). «Aluena» é o meu pseudónimo. Cresci junto à Fonte Luminosa, na Alameda D. Afonso Henriques até aos 6 anos. "Recordações de Infância".
Em 1952 fui morar para o Alto de São João, numa casa pequenina de onde via o Rio Tejo que me apaixona até hoje. Utilizo o pseudónimo de "Aluena" desde 1966, quando o escolhi para concorrer aos Jogos Florais, realizados nesse ano, no Instituto Comercial de Lisboa (ao Chiado) com o meu Poema "PESADELO"; onde me foi atribuída uma "Menção Honrosa". Fiquei muito feliz por ter recebido esta Menção Honrosa. Com este precioso incentivo, fiquei com a certeza de que a minha intuição poética poderia continuar a exercitar-se. Procurei vários Editores pois queria publicar um Livro, (sonho antigo), mas todos me fecharam as portas, só publicavam autores já conhecidos. Pensei em fazer edição própria, mas não tinha dinheiro para tanto, nem saberia como divulgar. Desisti de publicar e assim fui escrevendo e guardando até hoje.
No Instituto Comercial, em Lisboa, concluí a Secção Preparatória para Económicas e segui para Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, onde frequentei o Curso Superior de Economia. Trabalhar desde os 16 anos e estudar à noite, não era tarefa fácil, principalmente porque o meu trabalho era super exigente. (empregada na Companhia IBM Portuguesa, durante 30 anos).
O meu desejo de escrever e comunicar os meus sentimentos e intuições através da Poesia, nasceram muito antes, quando eu tinha 12 anos e estive muito doente, acamada, com grandes e fortes dores nos membros inferiores.
Filha de família honrada e trabalhadora, mas vivendo com dificuldades, não havia dinheiro para comprar livros.
Como eu gostava muito de ler, e naquela altura ainda não havia Televisão, minha mãe "alugava os Livros", numa Papelaria nas traseiras da nossa casa e, foi nessa altura que devorei livros, o que me desenvolveu muito.
Foi assim que comecei a escrever quer em prosa, quer em verso, fazendo exercícios que mais tarde me fariam ser uma das melhores alunas da turma, a Português, quando frequentava a Escola Comercial Patrício Prazeres. Atingindo esse grau académico com a composição, "Uma Tempestade no Mar", que com muita pena minha, não guardei. Enviei algumas cartas a Jornais Regionais, na expectativa de que publicassem alguns dos meus Poemas. Aqui presto as minhas homenagens e eterna gratidão a dois amigos fieis, que sempre publicaram os meus Poemas :  
Jornal "Ecos de Belém"  - Semanário "Voz do Alentejo" - Residindo desde 1974, em Paço de Arcos, colaboro com :  Jornal "A Voz de Paço de Arcos".
Em 1974 casei-me e vim morar para Paço de Arcos, concelho de Oeiras, onde ainda resido.
Este meu dom maravilhoso de escrever, ficou adormecido, por muito tempo.
A tecnologia foi evoluindo e encontrei-me frente a frente com a Internet.
O meu desejo de ter a minha própria PÁGINA neste super-espaço, fez com que eu tirasse o Curso da Linguagem HTML, gratuitamente, através da Internet, com o apoio e a ajuda do meu querido Professor Brasileiro *Dr.Adilson Magossi* que tem o Curso no ar, no site "Terra do Nunca" é Gratuito para quem quiser aprender, ele dá todo o apoio, e é muito exigente.
Obrigado por tudo querido amigo «Dr.Adilson Magossi».
O incentivo para continuar a escrever surgiu dos convites que fui recebendo através de Poetas do Brasil aquando das Cirandas, onde comecei a participar.
Em Portugal poetas vão chegando, e conhecendo o meu singelo trabalho e também me dinamizam.
Sem trabalhos editados; sairá em breve a primeira publicação em Antologia, e tenho um sonho a edição de um Livro de Poesia a solo.
Recebi então um convite da querida "EFI" (Efigénia Coutinho) ao qual acedi com grande alegria,
tenho a honra de pertencer desde Setembro de 2004 a esse maravilhoso cantinho, encontram alguns dos meus Poemas, maravilhosamente enquadrados e formatados. Como é bom ver voar meus sentimentos, atirá-los ao ar, soltá-los num abraço que hoje eu vos quero dar.
Minhas homenagens e eterna gratidão a "Efigénia Coutinho".
Muito carinho tenho recebido de algumas pessoas quer do Brasil, quer de Portugal.
Em Setembro de 2005, recebi convite da querida Poetisa e amiga que muito admiro
"Maria Petronilho" para participar do espaço dela "Meus Amigos".
Para "Maria Petronilho", minha homenagem e gratidão.
Para todos quantos me honram com vossas visitas, com a divulgação do meu trabalho e para quem não esquece de deixar uma palavra amiga no meu Livro de Visitas, deixo flores, gratidão e todo o meu carinho e ternura.
Em Abril de 2007 que “Fernando Reis Costa”, de Coimbra, me impulsionou para me inscrever como Membro Académico do “Projecto ABRALI” a fim de conseguir realizar o meu sonho de tantos anos, a minha primeira "Publicação Poética", tendo sido admitida para integrar a Antologia “SÓ LETRANDO” que está a ser preparada e vai ser editada pela "ABRALI", Curitiba, Paraná, Brasil.
Sinto-me muito feliz e honrada por ter sido acolhida pela “família ABRALI”, na pessoa de seu dirigente "Celso Brasil" e sua esposa Zeni que me falou ontem directamente pelo telefone e me orientou sobre várias questões, o que muito agradeço.
Com o Nome Literário "MANUELA NEVES"
Como forma de agradecimento e homenagem ao amigo Fernando Reis Costa, de Coimbra, foi com muito carinho e grande amizade que tomei um soneto seu “O Poeta e a Primavera” e fiz um "Enlace Poético" que espero todos apreciem.
Em 30 de Maio de 2007 tenho a alegria de ser aprovada para entrar na família da "Editorial Minerva" pela apreciação de "Ângelo Rodrigues" , entrando na Antologia de Autores Portugueses " POIESIS - vol. XV". Esta será a minha primeira participação num lançamento em Portugal.
Com o Nome Literário "MANUELA SILVA NEVES"
Devo salientar que ganhei muitas amigas e amigos na Internet que têm dinamizado o meu singelo trabalho deixando palavras maravilhosas de incentivo, quer por E-mail, quer no meu Livro de Visitas, são tantos e vão sempre aumentando. Não querendo esquecer ninguém a todos deixo o meu carinho e a minha eterna gratidão. Um agradecimento muito especial para :a EFI, maravilhosa amiga, para a EDA, sempre carinhosa e presente, para a querida poetisa Thais S Francisco "beija-flor", para NANNY e Ilton , que elaboraram com todo o carinho o meu primeiro E-Book, para a ROSE que me brindou com seus lindos PPS, a Graça Dutra, irmã do coração, a NIK, maravilhosa companheira, imprescindível amigo e sempre presente, para a YARA querida amiga,
a AVANIEL, querido poeta a MARILENA, com o seu Cantinho e tantos mais pelo Brasil adiante.
Em Portugal, quero salientar: Maria Petronilho minha eterna gratidão aos meus familiares queridos, em especial ao meu irmão, que de Macau, sempre me incentiva "a não desistir dos meus SONHOS", à minha filha Catarina, ao meu filho Carlos e ao meu marido Amílcar, agradeço toda a compreensão e companheirismo, pois têm sido preciosos na caminhada.
Quero ainda dizer-vos o que significa para mim
" SER POETA "
(poema na integra)

" É sorver toda a ilusão.
Contar o que não sabemos
Mas sentimos e queremos
Como lendas na paixão. "
 
Ainda fazendo parte de: "Poetas Del Mundo" e membro de "Confrades da Poesia"
http://jardinsdepoesia.com.sapo.pt
http://aluena.blogspot.com
 
   
 

"CONFRADES DA POESIA"

www.confradesdapoesia.pt